Os sete workshops

Nesta secção encontrará os 7 workshops que aplicámos para melhorar as principais competências para melhorar a empregabilidade dos jovens. Esses 7 workshops foram aplicados duas vezes, a fim de avaliar o grau em que cada uma das competências melhorou da primeira fase de teste para a segunda.

É necessário levar em conta que as oficinas são acompanhadas por um diário dos participantes, no qual eles podem escrever seus principais pensamentos e emoções sobre as atividades realizadas e uma ficha de observação, que é preenchida pelos observadores (pessoas que permanecem alheias para o jogo e apenas anotam os principais comportamentos observados dos jogadores).

Antes de iniciar as oficinas, os participantes devem preencher uma ficha de avaliação individual, assim como uma ao final. Por outro lado, ao final de cada oficina, é feita uma pequena reflexão em que é dado tempo para preencher suas agendas individuais, há conversas entre todos e os observadores podem escrever os comentários mais relevantes dos jogadores.

Workshop 1: Story Cubes. Conhecimento interpessoal e Criatividade

O primeiro workshop é o “Story Cubes”. Com este jogo os participantes apresentam-se e começam a desenvolver confiança no grupo e com o facilitador. No início deverão expressar os principais receios e expectativas relativamente aos workshops; em seguida desenrolam-se as dinâmicas com dados, para o desenvolvimento da principal competência associada a este jogo: a comunicação.

Workshop 2: Pandemic. Pensamento estratégico

Neste workshop irá ser utilizado um jogo de tabuleiro, em que é essencial a colaboração entre os participantes para que completem a missão. através deste jogo colaborativo desenvolve-se não só o trabalho de equipa, mas também o pensamento estratégico. Salvar o mundo não é uma tarefa individual; é necessário que todos contribuam!

Workshop 3: Bohnanza. O poder da negociação

Após teres jogado um jogo de tabuleiro no qual o trabalho de equipa foi essencial, neste vai ser abordada a capacidade individual para negociar e obter os maiores benefícios individuais possíveis. Irás transformar-te num agricultor responsável por trocar recursos por dinheiro, através da plantação de diferentes tipos de feijões. Mas os teus oponentes irão tentar fazer exatamente o mesmo, pelo que terás que saber como negociar para aumentar ao máximo os teus ganhos antes que o jogo termine.

Workshop 4: Unlock! Resolução de problemas e aventuras de fuga

Neste jogo de “escape room” irás melhorar as competências para resolver problemas difíceis. Por se tratar de um jogo de equipa, irás desenvolver não só as tuas competências individuais, pois necessitas de utilizar a criatividade e o pensamento crítico, mas também aquelas que melhorem as competências do grupo, como a eficácia da comunicação. Ao combinar ambas as competências, irás conseguir resolver melhor as tarefas que te permitirão escapar a tempo.

Workshop 5: Mysterium. A sabedoria da tomada de decisão

Com o Mysterium terás que solucionar um tradicional homicídio misterioso, em que o falecido será o espírito que te ajudará a resolver o caso. Os jogadores terão que tomar decisões acertadas, analisando as mensagens que o espírito transmite sem falar, apenas através da interpretação de um conjunto de cartões. Este é um jogo de tabuleiro que também combina individualidade e trabalho de equipa, mas em que a essência da tomada de decisão se centra em cada um.

Workshop 6: Bohnanza. Negociar de novo e planear

Depois de saberes como negociar e usar os teus recursos para obteres o máximo benefício deles, vamos jogar Bohnanza novamente. As regras serão as mesmas, uma vez que terás de demonstrar o teu poder de plantar feijões para ganhares moedas. Workshop 7. Personal development- a neverending story.

Workshop 7. Story cubes. Desenvolvimento pessoal – uma história inacabada

Para finalizar iremos repetir o jogo Story Cubes. Com este jogo poderemos expressar tudo o que aprendemos usando as imagens dos dados e respondendo às tarefas colocadas pelo facilitador. É a última oportunidade para libertar a imaginação e criatividade.